Instituto Academia de Sonhos marca presença no lançamento da 6ª TEIA Nacional da Cultura Viva

Instituto Academia de Sonhos marca presença no lançamento da 6ª TEIA Nacional da Cultura Viva


O Instituto Academia de Sonhos teve participação de destaque no lançamento oficial da 6ª TEIA Nacional da Cultura Viva, realizado nesta terça-feira, 15 de julho, em Aracruz (ES). o maior encontro da rede Cultura Viva do país, reuniu autoridades, lideranças culturais e representantes de Pontos e Pontões de Cultura de todo o Brasil para celebrar e fortalecer a Política Nacional de Cultura Viva.

Representando o Pontão de Cultura Academia de Sonhos, a coordenadora técnica Maria Marta Tomé participou da cerimônia com brilho e representatividade, reafirmando o compromisso do instituto com a valorização da cultura nos territórios e o protagonismo das comunidades.

A solenidade contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes; do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; do prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho; da secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg; além de lideranças indígenas, gestores culturais e representantes da sociedade civil.

Durante o encontro, foram apresentados o tema central da 6ª TEIA, o calendário das etapas municipais e estaduais, além de uma convocação simbólica para que comunidades e gestores públicos “teçam juntos” os caminhos da Cultura Viva.

Além do Instituto Academia de Sonhos, o evento também contou com a presença ativa de equipes da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura da Serra, e da gerente da Gerência de Territórios e Diversidade da SECULT-ES, Thaís Souto Amorim, que reforçou o compromisso do Estado com a diversidade cultural.

Com mais de 7 mil Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil, a rede Cultura Viva é espaço de encontro, troca de saberes e articulação entre comunidades, organizações e o poder público. A 6ª TEIA marca um novo ciclo de fortalecimento dessa rede viva e pulsante.

O Projeto Cultural Pontão de Cultura Academia de Sonhos é realizado com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), do Governo do Estado do Espírito Santo e do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional de Cultura Viva – PNCV, instituída pela Lei nº 14.399/2022 (PNAB), e contemplado pelo Edital Território e Diversidade